Dúvidas e Perguntas Frequentes

 

 

Âmbito Geral

 

 

1. Preciso de fazer marcação ou posso vir em qualquer dia?

 

Pode vir em qualquer dia durante o horário de colheitas, contudo existem análises em que se devem ter alguns cuidados prévios, em caso de dúvida contate sempre o Laboratório.

2. Qual o horário de colheita?

Horário de colheitas no Laboratório Central:

 

Segunda a Sexta - 08h00 às 12h00

Sábados - 8h30 às 11h00

 

Nota: O horário de atendimento é diferente do horário de colheitas, por favor consultar a página "Laboratório".

         Consultar o horário de funcionamento e de colheitas dos Postos de Colheitas na página "Unidades de Colheitas".

Caso pretenda fazer a colheita fora do horário de colheitas, por favor ligue para o Laboratório.

 

A entrega de resultados pode ser no próprio dia, 2 a 3 dias ou mais, dependendo das análises a serem realizadas. Para informações adicionais contacte o Laboratório.

 

Análises ao Sangue

 

 

 

A maioria dos exames laboratoriais não exige jejum. O avanço da tecnologia permitiu que o jejum antes de exames de sangue não fosse tão importante. No entanto, grande parte dos estudos que padronizaram os valores de referência foi feita com indivíduos em jejum e alguns exames de rotina exigem jejum de 8-12 h ou mais.

Em caso de urgência ou por indicação médica a colheita pode ser feita em qualquer estado de jejum.

 

 

Sim, mas principalmente nos resultados dos triglicerídeos. Para que os resultados dos triglicerídeos sejam confiáveis deve manter a sua alimentação habitual nos 5 dias que antecedem a colheita de sangue.

 

 

Lipidograma: Colesterol Total, Colesterol HDL, LDL, VLDL e Triglicerídeos; para a Glicémia deverá realizar um jejum mínimo de 8 horas.

 

 

Sim. Por favor consulte o Laboratório.

 

 

Alguns exames podem ser realizados de tarde, desde que o utente cumpra o tempo de jejum mínimo adequado ou em caso de urgência médica. No entanto há exames que obrigatóriamente exigem que a colheita de sangue seja realizada de manhã, é o caso dos doseamentos de cortisol, ferro e ACTH (adrenocorticotrofina). Nestes casos deve contactar previamente o laboratório.

 

 

Não, mas convém beber o menos possível, o excesso pode interferir com as análises de urina.

 

 

Não. A cafeína pode alterar algumas determinações.

 

 

Recomendamos que NÃO fume antes de realizar a colheita; a nicotina pode interferir na determinação de alguns parâmetros.

 

 

Sim, pode falsear os resultados. O ideal, é evitar bebidas alcoólicas três dias antes.

 

 

Não há problemas em fazer análises ao sangue durante o período menstrual. Contudo, é fundamental que o seu médico tenha conhecimento porque algumas proteínas séricas e hormonas variam com o ciclo menstrual.

 

 

Salvo orientação médica, os exames de rotina devem ser realizados com o utente no seu estado normal.

 

 

Sim, o esforço físico não é recomendado, pois pode causar alterações em alguns parâmetros analíticos. As análises laboratoriais sendo padronizadas em condições ideais pré-definidas “condições basais” exigem que a colheita se aproxime o mais possível dessas condições.

 

 

De um modo geral não é necessário. A sua medicação habitual só deverá ser interrompida pelo seu médico assistente. No entanto, e porque a medicação pode interferir nos resultados das análises, é aconselhável indicar no ato da colheita qual a medicação que está a fazer. 

 

 

Sim, pois elas podem interferir com certos exames.

 

 

Não se devem tomar laxantes pois eles provocam um aumento de velocidade do trânsito intestinal, com modificação da absorção. Como a absorção de glicose é a base do teste, este pode ser prejudicado.

 

Análises à Urina

 

 

Análises às Fezes

 

 

 

Somente se o seu médico solicitar é que é obrigatório ser a "primeira urina da manhã" . Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com o cuidado de permanecer duas horas sem urinar. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido na farmácia. Não é necessário estar em jejum.

 

 

Sim. A presença de sangue na urina pode levar a uma interpretação equívoca de alguns resultados. Recomendamos que, se possível, a urina não seja colhida durante a menstruação.

 

 

Não, desde que se adoptem dois cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: assepsia na colheita e uso de tampão vaginal.

 

 

1.Deve fazer uma higiene adequada da região uro-genital com água e sabão. Não deve usar anti-sépticos.


2. Seque com uma toalha limpa ou com papel.


3. Abra o contentor asséptico.


4. Rejeite o início e o fim da micção, e recolha o “jacto médio” de urina diretamente para o contentor, enchendo-o até cerca de 2/3 do seu volume.


5. Feche bem o contentor.


6. Entregue rapidamente a urina no Laboratório (de preferência até 2 horas após a colheita)

 

Atenção: É conveniente respeitar um intervalo de 2-4 horas em relação à última micção, antes proceder à recolha da urina para análise.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porque o “primeiro jacto” traz consigo algumas células e secreções presentes no canal da uretra; o paciente deverá recolher o “jacto médio” que contém uma urina mais representativa do conteúdo da bexiga.

 

 

Não significa que não haja infeção, principalmente nos casos em que houve tomada de antibióticos no dia ou nos dias que antecederam a colheita de urina. 

 

1. No dia anterior à entrega da urina no laboratório, e antes de começar a recolher a urina, deve esvaziar a bexiga (por exemplo às 8:00 horas, urinar e não aproveitar essa urina);

 

2. A partir dessa hora, recolha no contentor adequado toda a urina produzida até à mesma hora do dia seguinte (no exemplo dado, até às 8:00 horas);

 

3. Logo que possível, entregue a urina no Laboratório.

 

Durante a recolha e até à sua entrega no Laboratório, a urina deve ser mantida refrigerada.

 

 

Existem sacos de colheita que poderá adquirir numa farmácia ou solicitar no laboratório.

 

 

Não precisa ser a primeira defecação do dia. Isto vale para todos os tipos de exames de fezes. As fezes devem ser colhidas sem terem tido contacto com a urina. Deve recolher um pedaço de fezes do tamanho de uma noz para um recipiente apropriado, guardar no frigorífico e entregar o mais rápido possível no laboratório.

 

 

Embora seja preferível que as amostras sejam colhidas em dias consecutivos, elas podem ser colhidas de acordo com o seu ritmo intestinal.

Não é recomendado o uso de laxantes.

 

 

Não deve fazer o teste: durante o período menstrual ou nos 3 dias seguintes, se tem hemorróidas a sangrar e durante um período de diarreia.

 

Deve evitar: Comer chouriço de sangue, ingerir álcool, aspirina ou outros medicamentos que tomados em excesso possam causar irritação gastrointestinal.

 

Rua Vasco da Gama nº204

4445-618 Ermesinde

Tel/ Fax: 229 715 379